FOTO: ASCOM PMB |
O momento iniciará às 6h, com um café conjunto realizado pelos carregadores, no mercado central da cidade, logo após, às 7h, o grupo se reunirá em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio, para receber a Benção do Padre Joaquim Ivo, em seguida, os carregadores se direcionarão para o Sítio São Joaquim, onde o corte da árvore. O tronco escolhido obedecerá um rito padrão, descansando na mata até ser tocado novamente no dia do cortejo, marcado para o dia 02 de junho.
De acordo com Rildo Teles, capitão dos carregadores, este é "O melhor pau da bandeira dos últimos 20 anos, um dos maiores e mais pesados, mas com a fé de Santo Antônio a gente vai conseguir chegar lá", afirmou com animosidade.
É importante ressaltar que todo o processo de escolha e corte do pau da bandeira é executado com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de preservação da Biodiversidade (ICMBio). Após o corte, é realizado o reflorestamento da árvore.
"Estamos animados com o corte deste ano, ao que tudo indica, o tronco escolhido supera os dos últimos anos. Todo ano, a expectativa em cima deste dado é sempre motivo de animosidade e muito orgulho para a cultura Barbalhense", afirmou a Secretária de Cultura e Turismo de Barbalha, Goretti Amorim.
*ASCOM