FOTO: DIVULGAÇÃO |
Os espetáculos são gratuitos e contam com acessibilidade em Libras
Ao longo do mês de maio, a pluralidade das artes cênicas irá ocupar o Pequeno Palco do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos e Espaços Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte. Serão apresentados 11 espetáculos que oferecem uma chance de apreciar diferentes formas de expressão, desde a salvaguarda das tradições ancestrais até as expressões contemporâneas.
Durante os dias 5, 12, 19 e 26 de maio acontece a Mostra de Experimentos Cênicos, que busca promover um diálogo entre os grupos e artistas do Cariri que estão em processo de criação. Após cada encenação, haverá um momento dedicado ao diálogo, onde todos são convidados a compartilhar suas impressões, questionamentos e reflexões. Toda programação é gratuita, sujeita a lotação do espaço e conta com acessibilidade em Libras.
Iniciando neste domingo (5), a companhia Estranho Como Nós apresenta “Futuro Folha”, a partir das 18h. O espetáculo acontece como um chamado para reconectar a nação Kariri, reinventando futuros no ritmo das plantas. Recorda também o afogamento de Conceição do Buraco, aldeamento do povo Icó, submerso pela construção da barragem do açude Juscelino Kubitschek. A classificação indicativa é 12 anos.
Em seguida, acontece o espetáculo “Colorau”, com o Teatro do Irrupto, que celebra uma atriz-rezadeira que mantém sua tradição viva, evocando as saudações da mata, as encantarias das folhas e do colorau, como memórias das origens para a cura. A classificação indicativa é 16 anos. Promovendo uma reflexão sobre a diáspora dos Povos Indígenas de Pindorama, resultado de uma colonização contínua em seu próprio território, a Coletiva Flecha Lançada Arte apresenta “Coragem”, no dia 12 de maio, com classificação indicativa Livre. O espetáculo é inspirado nas vozes corajosas de lideranças indígenas que lutam pela preservação de suas culturas e mergulham na essência dessas comunidades. A atividade acontece às 18h.
“Se você tivesse que carregar todo o plástico produzido por você durante um ou dois anos, quanto material teria?”, é a partir dessa reflexão que Gisele Luá apresenta “Plástica”, que convida o público a pensar sobre o impacto do resíduo plástico em nossas vidas. A programação inicia logo após a finalização do primeiro espetáculo da noite e tem classificação indicativa Livre.
No dia 19 de maio, às 18h, acontece o espetáculo “Eu” com Sujeito Solo, onde leva o espectador a uma jornada introspectiva através do espelho, em uma busca pelo autoconhecimento, esta dramaturgia mescla escritas de diários e cartas e leitura de poemas e livros. A classificação indicativa é 16 anos.
“O Novo Espetáculo do Grupo” com a Trupe dos Pensantes, às 18h, é uma encenação que mergulha nas vidas dos próprios membros do grupo teatral. Após um fiasco em sua última apresentação, os integrantes se veem diante da necessidade de repensar sua abordagem em cena. A classificação indicativa é 12 anos.
Realizando um mergulho profundo nas questões dos traumas de infância e seu impacto na vida adulta, “Naftalina” com Grupo Grão, abre as gavetas antigas da memória, revisitando experiências passadas e confrontando o cheiro familiar da naftalina que envolve essas lembranças. O espetáculo inicia às 18h, no dia 26 de maio e tem classificação indicativa de 12 anos.
Continuando a programação, recebemos “Piscina de Negras” com DePreto Plataforma de Criação, às 18h. A investigação dramatúrgica tem classificação indicativa de 12 anos e explora o direito ao lazer, ao prazer, à abundância e ao bem-viver, instaurando-os como zonas de propulsão e possibilidades de sonho.
Programação Pequeno Palco
Desdobrando-se em três solos independentes, cada um abordando questões cruciais relacionadas à homossexualidade, preconceito e intolerância contra a comunidade LGBTQIA+, o espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” com Fabiano Dadado de Freitas, acontece no dia 10 de maio, às 18h30. A atividade conta com acessibilidade em Libras e com Audiodescrição.
No domingo (12), “Os Pseudoscivilizados, o Macaco Cósmico e o Cão” com Diógenes Moura acontece em meio a uma metrópole saturada pelo excesso de informação e pela decadência da erudição, emerge uma nova espécie: os pseudo civilizados. A classificação indicativa da performance é de 16 anos e conta com acessibilidade em Libras.
Em alusão ao aniversário da Beata Maria de Araújo, o Centro Cultural do Cariri apresenta “Maria de Araújo e o Milagre de Juazeiro do Norte” com Rafa Moraes, no dia 25 de maio e com classificação indicativa de 12 anos. A encenação celebra a vida e a fé da protagonista do “Milagre de Juazeiro”. Maria de Araújo nasceu em 24 de maio de 1861 e passou seus últimos 20 anos de vida enclausurada. Seu túmulo foi violado e os restos mortais roubados. A religiosa foi declarada beata pela devoção popular.
Conheça o Centro Cultural do Cariri
O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, completou dois anos de existência em 1º de abril de 2024. O espaço cultural promove a arte, ciência, cultura e natureza, valorizando a tradição e contemporaneidade.
O equipamento ocupa um terreno de mais de 50.000 metros quadrados e no último ano recebeu mais de 344.651 visitantes em 459 eventos culturais e educacionais, atendendo os 29 municípios da região do Cariri.
O Centro Cultural do Cariri está aberto ao público às quintas e sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skates, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde.
Serviço:
Programação Pequeno Palco — Maio
Domingo (5)
Futuro Folha, com “Estranho Como Nós” — 18h
Colorau, com Teatro do Irrupto –18h
Sexta (10)
3 Maneiras de Tocar no Assunto, com Fabiano Dadado de Freitas —18h30
Domingo (12)
Coragem, com Coletiva Flecha Lançada Arte – 18h
Plástica, com Gisele Luá — 18h
Os Pseudoscivilizados, o Macaco Cósmico e o Cão, com Diógenes Moura — 18h30
Domingo (19)
Eu, com Sujeito Solo — 18h
O Novo Espetáculo do Grupo, com Trupe dos Pensantes — 18h
Sábado (25)
Maria De Araújo e o Milagre De Juazeiro Do Norte, com Rafa Moraes — 19h
Domingo (26)
Naftalina, com Grupo Grão – 18h
Piscina de Negras, com DePreto Plataforma de Criação — 18h
Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
Endereço: Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras) – Crato – CE
Instagram: @centroculturaldocaririce
YouTube: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
Site: https://www.institutomirante.org/centro-cultural-do-cariri-desc/
*Ascom Centro Cultural do Cariri