Foto: Thiago Medeiros - Ascom Sefaz-CE |
É fundamental conferir o CNPJ ao pagar pelo Pix, além de outras medidas de precaução. Em casos de golpe, a vítima deve realizar Boletim de Ocorrência.
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) recomenda atenção aos contribuintes na hora de realizar o pagamento via PIX do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Tentativas de golpe podem utilizar dos meios digitais para induzir os cidadãos ao pagamento para terceiros indevidamente.
Porém, como informa o coordenador de arrecadação, José Carlos Cavalcante, algumas medidas de prevenção evitam esse tipo de incidente. “É importante informar aos contribuintes que a emissão do DAE (Documento de Arrecadação Eletrônica), que é o documento de pagamento dos tributos estaduais, é obtida somente por meio dos canais oficiais da Sefaz-CE”, pontuou o servidor.
O documento deve ser emitido apenas pelo site oficial da Sefaz (www.sefaz.ce.gov.br), pelo aplicativo Meu IPVA, ou pela Assistente Virtual no número (85) 3108-1404 (WhatsApp), com selo verde de verificação. “Outra lembrança importante para o contribuinte é a de que a Sefaz-CE não envia documento de arrecadação pelos Correios, por e-mail ou por SMS”, reforçou José Carlos.
Passo a passo (pelo site)
Para pagar pelo site, clique neste endereço, disponível também no menu de serviços da página inicial. Em seguida, basta digitar os dados do veículo (chassi ou placa e Renavam – Registro Nacional de Veículos Automotores). O sistema apresentará os valores das parcelas e, logo abaixo, duas opções de emissão. Ao escolher “Imprimir Carnê”, o contribuinte emitirá todos os boletos de parcelamento em um único documento. A outra opção, “Imprimir Saldo Devedor”, é para quem deseja emitir um único DAE com o valor integral do IPVA, permitindo inclusive a quitação de parcelas em atraso.
Meu IPVA
Com nova interface desde 30 de abril, o aplicativo Meu IPVA dispõe de diversas funcionalidades, como consulta de valores, pagamentos, certificados de quitação e parcelamento de débitos anteriores. Para emitir o DAE pelo aplicativo, basta acessá-lo em um dispositivo móvel, pressionar o ícone “Pagar IPVA” e informar os dados do veículo. Em seguida, confira a placa e selecione a parcela a ser paga. Pressione em “Continuar” para gerar o DAE e escolha entre as opções: copiar código de barras; chave Pix; ou baixar o documento em PDF.
Assistente Virtual
Ao optar pela Assiste Virtual, o cidadão deve ainda se certificar de que o contato possui o selo verde de verificação no WhatsApp. Para emitir o DAE por esse meio, deve-se interagir com a Assistente no WhatsApp ou no site da Secretaria. Depois, identifique o perfil (empresa, cidadão ou transportado), aguarde a resposta e escolha a opção 4 (IPVA). Além de gerar o boleto, a ferramenta também pode ser utilizada para tirar dúvidas sobre outras questões pertinentes à Sefaz Ceará.
Cuidados no pagamento via Pix
Antes de confirmar o pagamento do IPVA pelo Pix, é importante conferir se o favorecido é Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará e o CNPJ (07.954.597/0001-52).
Isenção
A isenção do tributo abrange pessoas com deficiência, máquinas agrícolas, táxis, ônibus de transporte urbano, metropolitano e intermunicipal, micro-ônibus, vans, topiques e veículos com mais de 15 anos.
Descontos
Os contribuintes que acumulam pontos no programa Sua Nota Tem Valor podem ter até 5% de desconto no IPVA. Além disso, o pagamento em cota única, disponível no começo de cada ano, também desconta 5% do valor total a ser pago. É possível ainda combinar ambos, totalizando um desconto de 10%.
Onde pagar via boleto
Caixa Econômica Federal
Bradesco
Banco do Brasil
Banco do Nordeste
Santander
Itaú
Casas Lotéricas
Pix (qualquer instituição)
Mais informações
Assistente Virtual: (85) 3108-1404
Plantão Fiscal: (85) 3108-2200
*Conteúdo da Ascom da SEFAZ-CE