FOTO: MONTAGEM/ |
Agência Caririceara.com
Redação
Neste sábado (22), por volta das 15h, a Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), resgatou um filhote de gato-do-mato desorientado às margens da rodovia CE-292, na zona rural do município de Assaré. O felino, ameaçado de extinção devido ao desmatamento, fragmentação de habitat, estradas, comércio ilegal, matança retaliatória por avicultores e caça furtiva, estava assustado com o fluxo de veículos. A equipe do BPMA realizou o resgate e encaminhou o animal à ONG BiodiverSe, onde receberá cuidados veterinários antes de ser devolvido à natureza.
Os gatos-do-mato são importantes para o equilíbrio ecológico, regulando as populações de suas presas e controlando os mamíferos herbívoros. Na natureza, sua expectativa de vida varia entre 12 e 15 anos.
Já na manhã deste domingo (23), por volta das 05h, uma equipe do BPMA conduziu uma operação de fiscalização na zona rural de Farias Brito, com o objetivo de combater a caça ilegal. Durante a ação, um indivíduo foi preso com um tatu-galinha e diversos apetrechos de caça. Ele foi conduzido à Delegacia Regional do Crato, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), referente ao Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. A lei prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécies da fauna silvestre sem a devida autorização.
O tatu-galinha resgatado também foi encaminhado à ONG BiodiverSe para triagem e cuidados antes de ser devolvido ao seu habitat natural.
A atuação da BPMA é essencial para a proteção da fauna silvestre e para a preservação do meio ambiente, garantindo que animais ameaçados possam retornar ao seu ambiente natural e combatendo práticas ilegais que colocam em risco a biodiversidade local.