Últimas Notícias
latest

Impulsiona Ceará articula-se com órgãos para potencializar ações nos APL de Mandiocultura de Salitre e de Cachaça de Viçosa



Com o objetivo de promover uma convergência das ações existentes voltadas para o desenvolvimento das cadeias produtivas de mandiocultura em Salitre e de cachaça em Viçosa do Ceará, a equipe do programa Impulsiona Ceará vem articulando reuniões em busca de novas informações e apoio em suas atividades nos Arranjos Produtivos Locais (APL).

Considerada a Capital da Mandioca, Salitre é o principal produtor do tubérculo do estado e é responsável por colocar o Ceará em oitavo lugar na lista de maiores produtores do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a cachaça de Viçosa do Ceará conquistou este ano o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A equipe do Impulsiona Ceará já se reuniu com técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para conhecer as ações da pasta em Salitre, que estão voltadas para o apoio à agricultura familiar. Na Serra da Ibiapaba, o contato foi realizado com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de estabelecer meios de apoio às atividades do programa em Viçosa do Ceará.

Sobre o programa Impulsiona Ceará

O Impulsiona Ceará é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos APL no estado. Realizado desde 2021, o programa conta com apoio da Secretaria do Trabalho (SET) e foi responsável pela identificação e mapeamento dos arranjos e aglomerados produtivos existentes no Ceará, bem como pela realização de consultorias, planos estratégicos e eventos.

APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Na primeira fase do programa Impulsiona Ceará, iniciado em 2021, foram identificados 108 aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará.
« Anterior
Próxima »