FOTO: POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DO CEARÁ/DIVULGAÇÃO |
Animais foram encontrados ao lado de uma fêmea adulta morta, provavelmente a mãe dos filhotes.
Agência Caririceara.com
Redação
Nesta terça-feira (6), o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), através da equipe da VTR BPMA 45, realizou o resgate de dois filhotes de guaxinim brasileiro (Procyon cancrivorus), popularmente conhecido como mão-pelada, no Sítio Varjota, Zona Rural de Milagres, Ceará. Os animais foram encontrados por um agricultor no interior de uma lavoura, ao lado de uma fêmea adulta morta, provavelmente a mãe dos filhotes.
Ao chegarem ao local informado, os policiais constataram que os filhotes estavam em bom estado de saúde. Imediatamente, eles foram resgatados e encaminhados para a ONG BiodiverSe, localizada na cidade do Crato. Na ONG, os filhotes receberão cuidados veterinários especializados até que estejam prontos para serem reintegrados ao seu habitat natural.
A destruição do habitat natural dos guaxinins tem sido uma preocupação crescente, pois tem forçado esses animais a se aproximarem de áreas urbanas e rodovias, o que aumenta os riscos para sua sobrevivência. Em algumas regiões do Brasil, o guaxinim brasileiro já é considerado uma espécie ameaçada de extinção.
Este resgate destaca a importância das ações de conservação e a necessidade de proteger o meio ambiente para garantir a sobrevivência das espécies silvestres. A BPMA e a ONG BiodiverSe reforçam o compromisso com a preservação da fauna brasileira, atuando na recuperação e reintegração dos animais ao seu habitat natural.