FOTO: JOTA LOPES/AGÊNCIA CARIRICEARA.COM
O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), em Barbalha, realizará uma palestra em prol da campanha “Setembro Verde”, de conscientização sobre a doação de órgãos. O evento acontecerá nesta quinta-feira (19), às 10h, e será voltado para os colaboradores da instituição. A palestra tem como tema “Acolhimento, Terminalidade da Vida e Doação de Órgãos e Tecidos”, e a será ministrada por Lisiane Paiva Alencar, enfermeira mestre em transplantes e coordenadora do Banco de Olhos do Ceará.
O Ceará se destaca como líder no ranking nacional de transplantes de córnea, com 144 procedimentos realizados por milhão de habitantes no primeiro semestre deste ano. Esse dado, que reflete o avanço na área, faz parte do relatório do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), órgão oficial da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
Apesar dos números expressivos, na região do Cariri, a única captação de órgãos realizada localmente é para transplantes de córneas, como explica Thiago Chaves, enfermeiro do HMSVP e membro da equipe de captação de córneas. “Ao detectar a morte encefálica, a equipe da ICIDOTES de cada hospital realiza a entrevista familiar. Se o paciente for doador, a equipe transplantadora se desloca de Fortaleza. Existe uma equipe para cada órgão: coração, rim, fígado, etc. No Cariri, só temos a equipe de captação de córneas, da qual faço parte. Nós, enfermeiros, podemos captá-las e enviá-las para Fortaleza. Já os demais órgãos são captados por equipes externas, que chegam em aeronaves da FAB, realizam a captação e retornam para a capital.”
Thiago também destaca que, na região do Cariri, o procedimento de transplante em si ainda não é realizado. “Pacientes que aguardam um coração, fígado ou rim já estão internados em Fortaleza. Quando o órgão chega, eles fazem o transplante. A mesma equipe que faz a captação leva o órgão para outra equipe transplantadora em Fortaleza. Nós, aqui no Cariri, ficamos apenas com a parte burocrática que viabiliza esse processo.”
Sobre a campanha:
O Setembro Verde é uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, buscando sensibilizar a sociedade para o ato solidário de salvar vidas. Durante todo o mês, diversas ações são realizadas com o objetivo de informar e engajar a população sobre o processo de doação, desmistificando preconceitos e incentivando mais pessoas a se tornarem doadoras. A campanha também busca valorizar os profissionais de saúde envolvidos no processo de captação e transplante, além de homenagear os doadores e suas famílias, que transformam luto em esperança para milhares de pacientes que aguardam por um transplante.