FOTO: DIVULGAÇÃO |
As atividades culturais de novembro na Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira começam com artistas renomados. O equipamento, que é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe, no dia 5 de novembro, a cantora fluminense Juçara Marçal e o trio francês Rrêve Sélavy. O trio é formado pelos artistas Christophe Rocher (clarinete), Nicolas Pointard (bateria) e Frédéric B.Briet (contrabaixo).
Sobre Juçara Marçal e o Rrêve Sélavy
Juçara tem uma trajetória musical marcante. A artista é membro do grupo Vésper Vocal, que foi fundado em 1992 com Ilka Cintra, Nenê Cintra, Mazé Cintra e Mônica Thiele, e se dedica a interpretar canções da música popular brasileira a cappella. Em 1998, Juçara se integrou ao Grupo A Barca, formado por nove artistas, produzindo discos, documentários e shows. Em 2004, ela conheceu o músico, artista plástico e compositor, Kiko Dinucci. Esse encontro rendeu o disco Padê (2007), com influências africanas e do candomblé. Pouco depois, Juçara, Kiko e, agora, Thiago França formam o grupo Metá Metá. Em 2014, Juçara Marçal lançou seu primeiro trabalho solo, o CD “Encarnado”. O "Delta Estácio Blues”, que ganhou o Prêmio Multishow 2021 como “Álbum do Ano” foi o segundo disco solo de Juçara e tem produção musical de Kiko Dinucci, que também foi vencedor do Prêmio Multishow 2021 na categoria “Produtor do Ano”.
O trio francês Rrêve Sélavy é um projeto derivado do Ensemble Nautilis, um grupo formado por oito músicos apaixonados por Jazz, que são da cidade de Brest, na França. O Rrêve Sélavy se dá a liberdade de brincar com o som, muitas vezes se aventurando em território desconhecido com improvisações e composições brilhantes e vibrantes que refletem o prazer de tocar jazz moderno. Os três artistas já tocaram com alguns dos músicos mais importantes do cenário europeu e americano de jazz e improvisação (Magma, Rob Mazurek, Hamid Drake, Joelle Léandre, Tony Hymas, Nicole Mitchell, Steve Coleman, Steve Grossman, entre outros).
Maria Carvalho, coordenadora de formação complementar da Vila da Música, diz que é um grande prestígio receber no equipamento atrações tão consagradas. “É uma grande honra para a Escola Vila da Música receber Juçara Marçal, uma das principais cantoras da cena musical independente de São Paulo, que tem importante contribuição para música brasileira em projetos como A Barca, Metá Metá, e num intercâmbio com a França o projeto Vortex, com músicos da vanguarda europeia há mais de 20 anos. Então, enquanto equipamento que promove o fomento às artes, o incentivo ao estudo da Música, e a democratização do acesso a programações artísticas culturais, será uma rica experiência e um grande encontro na Vila, no sopé da Chapada do Araripe”, destaca. O espetáculo é uma ação em rede, realizada em parceria com o Complexo Ambiental Caminhos do Horto e com o Complexo Ambiental Mirante do Caldas. O show é parte do II Festival Afrocearensidades, do Governo do Estado do Ceará, que tem como tema este ano “Na Ginga dos Saberes Ancestrais”.
Sobre a Vila da Música
A Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Serviço
Juçara Marçal e o trio francês Rrêve Sélavy - novo projeto VorteX
Data e horário: 5 de novembro, 19h
Local: Auditório Izaíra Silvino - Vila da Música. Endereço: Av. José Horácio Pequeno, 1366 - Belmonte, Crato, Ceará
Classificação indicativa: Atividade livre | Gratuita