
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (13), mais uma sessão ordinária. A sessão foi presidida pela 1ª vice-presidente da Casa Legislativa, a vereadora Professora PG (Podemos). A parlamentar conduziu os trabalhos em virtude da viagem oficial do presidente Felipe Vasques (AGIR) a Brasília. Este foi um momento importante para o Legislativo municipal, pois marcou a primeira vez que uma vereadora presidiu uma sessão desde a presidência da ex-vereadora Yanny Brena. A sessão também ocorreu durante o mês de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, tornando o momento ainda mais significativo.
Durante o Pequeno Expediente, o vereador Cleilson Móveis (AGIR) alertou para o risco dos fios fora dos padrões de altura no município, destacando que essa situação é perigosa, inclusive já tendo causado acidentes com vítimas fatais. O vereador Capitão Vieira (MDB) denunciou problemas na marcação de consultas e exames na Secretaria de Saúde, relatando ainda supostas coações contra funcionários da pasta. O vereador Boaz David (PL) lamentou que o clássico entre Icasa e Guarani de Juazeiro será realizado em Barbalha devido aos altos custos da Arena Romeirão, solicitando intervenção do governador para rever as taxas do estádio e proporcionar que o maior clássico do futebol do interior do Estado seja realizado na Arena.
Dentre os requerimentos verbais apresentados, destacam-se o pedido da vereadora Auricélia Bezerra (PSB) para a instalação de uma Delegacia da Criança e do Adolescente no município, e a solicitação da vereadora Rita Monteiro (PSB) para a limpeza e manutenção dos bebedouros das escolas públicas. O vereador Alexandre Sobreira (DC) reforçou a necessidade de fiscalização rigorosa pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU) sobre a fiação desordenada, citando a Lei Municipal 5238/2022.
Durante a Ordem do Dia, foi aprovada por unanimidade a Mensagem 170, enviada pelo chefe do Executivo municipal, que institui a gratificação de incentivo financeiro para os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) do município. Os parlamentares destacaram a relevância da gratificação como forma de valorizar esses profissionais que desempenham papel essencial na promoção da saúde e na prevenção de doenças na comunidade.
*Ascom da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte-CE
