
Relato encaminhado às autoridades aponta mortes de animais em circunstâncias suspeitas e pede apuração dos casos; não há suspeitos identificados até o momento
Redação – Agência Caririceara.com
Uma denúncia encaminhada às autoridades na quarta-feira, dia 30 de setembro solicita a investigação de possíveis casos recorrentes de envenenamento de cães e gatos no Distrito de Amaro, na zona rural de Assaré.
Um dos casos mais recentes relatados no documento envolve um cachorro chamado Bob, pertencente a mulher conhecida na comunidade como “Maria Chuva”. Segundo a denúncia, o animal teria sido vítima de um possível envenenamento na manhã da quarta-feira, entre aproximadamente 5h e 10h40.
O episódio, de acordo com o relato apresentado às autoridades, não seria o primeiro envolvendo animais da mesma tutora. Em agosto deste ano, outro cachorro de “Maria Chuva”, identificado como Capuí, também morreu em circunstâncias apontadas na denúncia como possível envenenamento.
Com as duas mortes, a tutora teria perdido os dois cães que mantinha como animais de companhia em um intervalo de aproximadamente dois meses.
A denúncia também reúne relatos de moradores do Distrito de Amaro sobre situações semelhantes envolvendo cães e gatos. Conforme o documento, diversos animais teriam sido vítimas de possíveis envenenamentos durante o mês de agosto.
Até o momento, porém, não há suspeito identificado nem elementos apresentados no documento que permitam atribuir a responsabilidade pelos episódios a uma pessoa específica.
A manifestação ressalta que o objetivo é solicitar a apuração dos fatos, e não acusar qualquer indivíduo. A eventual relação entre os casos deverá ser determinada a partir das investigações e das provas que possam ser reunidas.
Além da morte dos animais, o denunciante manifesta preocupação com um possível risco à população caso substâncias tóxicas estejam sendo deixadas em vias públicas ou outros locais de acesso coletivo.
A situação poderia representar perigo para crianças, moradores e outros animais que eventualmente tenham contato com alguma substância tóxica, segundo o alerta apresentado às autoridades.
Entre as providências solicitadas estão a apuração da morte de Bob, a verificação das circunstâncias da morte de Capuí e a investigação dos demais relatos envolvendo cães e gatos na comunidade.
O documento também pede que os tutores sejam orientados sobre a preservação de possíveis provas e que sejam adotadas medidas para identificar a eventual origem e natureza da substância que poderia ter causado as mortes.
Segundo o relatório, fotografias e vídeos relacionados ao caso mais recente foram preservados e poderão ser apresentados às autoridades responsáveis pela apuração.
A denúncia foi apresentada a pedido de “Maria Chuva” e encaminhada aos órgãos competentes e aos meios de comunicação.
O caso deverá ser investigado para esclarecer as circunstâncias das mortes, verificar a eventual ocorrência de envenenamento e determinar se existe alguma relação entre os episódios relatados por moradores do Distrito de Amaro.
Até que sejam concluídas as apurações, não há, segundo a denúncia apresentada, identificação de autoria ou confirmação oficial de que as mortes tenham sido provocadas por envenenamento.
